Espermograma

O espermograma é o primeiro exame laboratorial solicitado
para avaliar a saúde reprodutiva masculina.

Espermograma diferenciado e completo

Após o paciente realizar a coleta da amostra seminal em um ambiente preparado e confortável, são avaliados os parâmetros macroscópicos e microscópicos da amostra.

Os parâmetros macroscópicos fornecem uma visão geral sobre a qualidade da amostra: volume, pH, cor e viscosidade.

Já os parâmetros microscópicos avaliam diretamente os espermatozoides: motilidade (percentual de

espematozoides que apresentam movimento), vitalidade (percentual de espermatozoides que estão vivos), concentração (por mL e total) e morfologia estrita de Krüger (verificando em detalhe as estruturas de cada espermatozoide).

Também analisamos a concentração de células redondas e a contagem de leucócitos através do teste de Endtz (peroxidase), além da presença de aglutinação espermática.

Processamento seminal Prognóstico

Este método tem a finalidade de simular a reação da capacitação espermática que ocorre “in vivo” no útero e tuba uterina da mulher, além de eliminar células mortas e outras substâncias que possam interferir no processo de fertilização.

Após o processamento seminal, realiza-se uma nova avaliação dos espermatozoides, enfatizando a concentração e motilidade progressiva. Estes dados auxiliam o clínico na escolha do tratamento adequado para o casal que deseja obter uma gravidez.

47 3349-2725 47 99790-1385[email protected] R. Manoel Vieira Garção, 53 Itajaí – SC